quarta-feira, 21 de março de 2007

Umbanda, Religião, Arte, Filosofia, Ciência?

Dia 15 de novembro de 2006. A Umbanda fez 98 anos. Noventa e oito. Somente isso.

Fiquei imaginando o RG da Umbanda:

Nome: UmbandaNascimento: 15/11/1908
Naturalidade: Brasileira
“Pai”: Zélio Fernandino de Moraes – pai aos 18 anos


Incrível isso não? Uma religião, nascida no Brasil, que respeita espíritos de “baixo escalão”, apelidada por muitos (invejosos) de baixo espiritismo. Que trabalha com caboclos, pretos-velhos, ciganos, baianos, marinheiros, exus, pombo giras, boiadeiros, povo do oriente. Só podia ser mesmo uma religião genuinamente brasileira.

Uma religião que tem sua cultura baseada no intercambio racial, no respeito social, na diversidade, na convivência harmônica de povos. Como o Brasil.

Alguém, por um acaso, imaginava encontrar um zelador de Umbanda japonês, juntamente com um irlandês e um alemão?!

A cultura umbandista é assim. Essa mescla, essa “confusão” organizada, onde não se sabe quando se termina a religião para se iniciar a filosofia de vida e logo após falando de ciência, rotação de elétrons, difração magnética, interferência construtiva, freqüência vibratória nominal enquanto fazemos a arte, resgatamos a cultura de nossos antepassados, numa festa com direito a muita música e dança.

Isso é Umbanda. Saber mesclar tudo isso harmoniosamente.

A união dos povos e das culturas, com respeito e amor, é a base da Umbanda.

Foi dessa maneira, sendo Umbandistas, que 5 casas conseguiram se unir (sem se unificar), respeitando suas diferenças ritualísticas, e pudemos fazer uma gira comemorativa aos 98 anos da Umbanda.

Não vou tecer muitos comentários sobre a gira. Simplesmente digo que praticamos a Umbanda em sua essência. Sem exageros, sem luxo, sem orgulho, sem arrogância. Estávamos todos juntos, felizes, pulsando alegria, dando as mãos, rindo, cantando cada oração (ponto) como se fosse a última. Estávamos como as crianças da Umbanda. Em festa.

Tenho certeza que a festa foi também da espiritualidade.

Nenhum comentário: